Notícias
voltarCom tantos impostos, cresce o papel do profissional em relação a tributos
De acordo com dados divulgados no site do movimento De Olho no Imposto (www.deolhonoimposto.org.br), estão atualmente em vigor no Brasil 112 tributos
De acordo com dados divulgados no site do movimento De Olho no Imposto (www.deolhonoimposto.org.br), estão atualmente em vigor no Brasil 112 tributos, gravames e encargos, 16.202 normas, 181.851 artigos, 423.945 parágrafos, 1.355.525 incisos e 178.312 alíneas.
Além disso, segundo pesquisa recente do Banco Mundial, o Brasil é um dos países onde se despende o maior número de horas para o cumprimento das obrigações tributárias: 2,6 mil por ano. Na vizinha Bolívia, para cumprir a mesma função são gastas 1,08 mil horas/ano, na República Checa, 930, na Etiópia, 52, e nos Emirados Árabes, apenas 12.
Com essa sopa de números e a confusa legislação tributária nacional, a carreira tornou-se muito promissora. "A contratação de um profissional especializado pode possibilitar à empresa uma estruturação mais sólida, melhor gestão do negócio e economia de até 25% nos custos", destaca Raul Corrêa da Silva, presidente da Crowe Horwath RCS.
Uma das funções de quem lida com gerenciamento de tributos é verificar diariamente as alterações da legislação tributária nas esferas municipal, estadual e federal, analisar como as mudanças vão interferir nos negócios da empresa e comunicar aos demais departamentos.