Notícias

voltar

Nova empresa: passos iniciais

Quais são as ações iniciais para que sua empresa comece de forma correta?

Abrir uma empresa, explorar o mercado oferecendo para este um produto ou serviço é um grande mistério. Muitos tentam, mas poucos conseguem permanecer ativos num mercado cada vez mais competitivo, onde as mudanças acontecem a todo momento sejam por parte dos concorrentes, dos consumidores, dos fornecedores ou mesmo dos órgãos governamentais ou de crédito. 

Mas então, como se prevenir dos obstáculos que poderão surgir no caminho do futuro investidor? Quais são as ações iniciais que um empresário deve tomar para que sua empresa comece de forma correta? 

Listamos alguns cuidados e informações que poderão auxiliar o futuro empresário a se preparar melhor para a abertura de um novo negócio: 

1- Se o que se pretende oferecer ao mercado é desejado por alguém, ou seja, há mercado consumidor para o produto ou serviço da futura empresa 

2- Se o produto ou serviço possui qualidade para competir o mercado desejado, em comparação aos concorrentes 

3- Se o mercado está em crescimento, parado, em saturação ou em queda 

4- Como estão os concorrentes, ou seja, o que eles estão oferecendo de bom para os clientes e o que eles estão oferecendo de ruim para os clientes

5- O quanto custa o produto ou o serviço que será oferecido aos consumidores, que impostos deverão ser recolhidos após as vendas, que gastos a empresa terá de forma geral. 

Tais informações servirão para que o futuro empresário possa fazer uma análise de mercado, decidindo melhor e com maior segurança sobre a sua entrada no mercado pretendido, ou seja, a idéia de montar a empresa. Tais informações ainda irão auxiliar o futuro empresário numa previsão de vendas mínimas, o chamado ponto de equilíbrio, que são os resultados mínimos a serem obtidos com a futura empresa. 

Outras informações serão necessárias para a legalização do negócio, mas essas informações iniciais são importantes para que o futuro empresário tire algumas conclusões sobre as possibilidades da empresa entrar no mercado, quais as oportunidades e os riscos do negócio.