Notícias
voltarAtitudes e comportamento nas empresas
os negócios, a ética passa pelo respeito aos clientes e ao estilo de gestão do líder de equipe
Nas empresas, na maioria das vezes, o comportamento pode valer muito mais que desempenho. Para que uma empresa seja nota 10, não pode ter colaboradores que sejam nota 5.
O que fazer para ser um profissional especial, desses que as empresas tanto buscam? Aja corretamente. Assim você terá uma carreira longa, respeitada e sólida. Seja ético, isso pode fazer a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. E entenda: agir eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a organização. Nos negócios, a ética passa pelo respeito aos clientes e ao estilo de gestão do líder de equipe.
Uma pesquisa publicada na Revista Veja, anos atrás, sobre as atitudes éticas e não éticas, mostrou que:
- 43% dos entrevistados já pediram ao garçom para aumentar a nota do almoço;
- 49% já mentiram para um cliente dizendo que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo sabendo que não poderiam cumprir o prazo;
- Um pouco mais da metade de entrevistados assumiu que já faltou ao trabalho e disse ao chefe que estava doente, sem estar;
- Um em cada cinco pessoas admitiu que roubaria a ideia de um subordinado.
Cada decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Por isso, busque:
- Ser honesto em qualquer situação;
- Ser tolerante e flexível;
- Ter coragem para assumir decisões;
- Assumir os seus atos;
- Ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes;
- Ser íntegro, independente da situação;
- Ser prudente;
- Ser educado.Ser fiel.Ser humilde.
Procure se lembrar das seguintes dicas:
- Empresas não são apenas entidades jurídicas, são formadas por pessoas e só existem por causa delas;
- A organização é uma fonte de renda para todos e não só para si mesmo;
- Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações;
- Agir eticamente é uma decisão pessoal.
Além de ter o conhecimento e habilidades exigidas pela função, só agindo com ética você poderá se tornar um profissional nota 10!