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Os atributos (quem são os líderes e o que sabem e fazem) e os resultados são imprescindíveis para a eficácia da liderança segundo Ulrich e Zenger (2000)
Um dos critérios na busca da excelência em gestão é a orientação para os resultados, esta prática destaca o compromisso com a obtenção de resultados que atendam, de forma harmônica e balanceada, às necessidades de todas as partes interessadas na organização. Este processo de gestão de pessoas tem por objetivo uma orientação para que os resultados sejam alcançados. Estes resultados são baseados em metas: de desenvolvimento individual e metas da empresa pela qual o liderado estará responsável.
Os fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os outros fundamentos em que se baseiam os critérios de Excelência são:
Visão sistêmica - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo;Aprendizado organizacional - Busca e alcance de um novo nível de conhecimento, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências, alterando princípios e conceitos aplicáveis a práticas, processos, sistemas, estratégias e negócios, e produzindo melhorias e mudanças na organização;Proatividade - Capacidade da organização de se antecipar às mudanças de cenários e às necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas;Inovação - Implementação de novas idéias geradoras de um diferencial competitivo;Liderança e constância de propósitos - Comprometimento dos líderes com os valores e princípios da organização; capacidade de construir e implementar estratégias e um sistema de gestão que estimule as pessoas a realizar um propósito comum e duradouro;Visão de futuro - Compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado no curto e no longo prazo, permitindo o delineamento de uma perspectiva consistente para o futuro desejado pela organização;Foco no cliente e no mercado - Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e maior competitividade nos mercados;Responsabilidade social - Atuação baseada em relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para futuras gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais;Gestão baseada em fatos - Tomada de decisões com base na medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, incluindo os riscos identificados;Abordagem por processos - Compreensão e gerenciamento da organização por meio de processos, visando à melhoria do desempenho e à agregação de valor para as parte interessadas.
Segundo Dave Ulrich e Jack Zenger (2000, p. 216 ) existem quatro áreas de metas necessárias que são: de resultados para o empregado ou capital humano mensurável (capacidade e comprometimento dos empregados); resultados para a organização, ou capacidades organizacionais mensuráveis (aprendizado, velocidade, inexistência de fronteiras e responsabilidade); resultados para os clientes, ou valor patrimonial mensurável da empresa (clientes-alvo, proposições de valor e intimidade com o cliente); resultados para os investidores, ou valor mensurável para o acionista (redução de custos, aceleração do crescimento e aumento do valor patrimonial da gerência).
Além destes, os líderes, também precisam concentrar-se em quatro áreas de resultados: liderados, organização, clientes e investidores. É importante ressaltar que o enfoque deste artigo concentra-se na área de resultados para liderados.
Afinal, os resultados para os liderados aumentam o capital humano. Este reconhecimento é também o primeiro passo para a melhoria da qualidade da liderança por meio do foco nos resultados. Segundo a FPNQ (2002, p.17) os resultados servem para acompanhar o desempenho da organização e suas tendências em relação aos clientes e ao mercado, às finanças, às pessoas, fornecedores, processos relativos ao produto, à sociedade, aos processos de apoio e aos processos organizacionais. Os efeitos gerados pelas práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas durante a definição das Estratégias e Planos, para eventuais correções de rumo ou para reforços das ações implementadas.