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voltarCrédito de longo prazo ganha espaço entre brasileiros
Com o maior financiamento para imóveis e veículos, deve sobrar menos dinheiro para o consumidor parcelar produtos como móveis e eletroeletrônicos
Em abril e maio, respectivamente, as vendas gerais do comércio subiram 1,5% e 1% ante o mês anterior. Em móveis e eletrodomésticos, houve queda de 0,3% e alta de 0,6%, respectivamente. Alguns dados do Banco Central (BC) indicam que a tendência deve se aprofundar, o que, segundo especialistas, obrigará as empresas de varejo a se adaptarem.
Nos 12 meses encerrados em junho, os empréstimos para aquisição de imóveis cresceram 44% e os para a compra de veículos subiram 34%. No mesmo intervalo, o crédito para outros bens - que inclui eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entre outros segmentos - avançou apenas 2%. Também segundo o BC, as operações de longo prazo (acima de 3 anos) cresceram 42% nos 12 meses encerrados em maio. Os financiamentos de curto prazo (de 6 meses a 1 ano) avançaram 15%. Já os empréstimos acima de R$ 50 mil cresceram 34% no período, enquanto os financiamentos de até R$ 5 mil subiram 13%.