Notícias

voltar

Brasileiros preferem outros benefícios corporativos por conta da pandemia

Contar com benefícios que ajudem a superar os desafios atuais é muito importante

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

A pandemia causou uma verdadeira revolução, principalmente no mundo do trabalho. A implementação do regime de home office talvez seja a mudança mais significativa no dia a dia dos trabalhadores em uma escala global, mas é apenas uma entre várias.

A pesquisa Tech Jobs Report, da startup de educação Gama Academy, revelou que 45% das empresas tiveram que repensar o conjunto de benefícios oferecidos aos funcionários em 2021. Das 32 empresas entrevistadas, 55% mantiveram as atividades de forma remota por pelo menos três meses, enquanto 32% optaram pelo modelo híbrido. No entanto, os benefícios vão além do home office.

Os benefícios podem atrair potenciais funcionários para as empresas. Vale-refeição, plano de saúde, seguro de vida, entre outros, fazem a diferença no momento de escolher entre duas vagas de trabalho. Afinal, eles estão relacionados à qualidade de vida. Em tempos difíceis, como estes que estamos vivendo, contar com benefícios que ajudem a superar os desafios atuais é muito importante.

Com os funcionários tendo que trabalhar de suas casas, as empresas começaram a fornecer auxílio-internet e o empréstimo de equipamentos, como cadeiras ergonômicas e suporte para notebooks. Como a mudança para o regime de teletrabalho, na maioria dos casos, aconteceu às pressas, muitas pessoas não estavam preparadas.

A saúde também foi uma das prioridades dos pacotes de benefícios. Afinal, passamos por uma pandemia, isolamento social, familiares e amigos doentes ou que não resistiram à Covid-19. Foi um período difícil para todos, sem exceção. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia gerou aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão em escala global.

O burnout também preocupa. Vale ressaltar que muitos trabalhadores têm se sentido esgotados com as demandas do trabalho, o que acaba refletindo no seu estado de saúde. Se, por um lado, o home office trouxe flexibilidade, por outro, também fez com que muitas pessoas trabalhassem mais horas por dia. Pensando nisso, as empresas têm oferecido planos de saúde mental, com consultas presenciais ou via telemedicina com psicólogos.

Da mesma forma, aulas de ginástica laboral ou auxílio-academia também fazem parte dos esforços em prol da saúde dos colaboradores.

O futuro dos benefícios corporativos no pós-pandemia é um trabalho em curso. Se os empregadores continuarem a permitir o home office ou um modelo híbrido de trabalho, assim como tomarem os cuidados com a saúde mental como algo permanente, esse pode ser apenas o começo de uma mudança maior no mundo do trabalho.