Notícias

voltar

Dia Internacional do Homem: será que existe?

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é amplamente conhecido e comemorado por expressiva parcela da humanidade, desde o ano de 1909

Autor: Gilmar DuarteFonte: O Autor

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é amplamente conhecido e comemorado por expressiva parcela da humanidade, desde o ano de 1909. Por outro lado, brincam que o dia dos homens é festejado no dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Afinal, há uma data certa para homenagear os homens?

Houve diversas tentativas mundiais – 1960, 1994, 1999 e 2009 – para criar uma data que celebre as pessoas do sexo masculino, não com o fim de desmerecer ou combater o Dia Internacional da Mulher, mas como uma resposta positiva para a valorização, ainda mais, da sociedade.

Em 1992, a Ordem Nacional dos Escritores lançou a proposta e passou a comemorar o Dia do Homem em 15 de julho, porém inexiste uma lei no Brasil que adotou para o calendário das comemorações oficiais.

A iniciativa mundial para a comemoração que timidamente iniciou em 1960 e, aos pouquinhos, foi ganhando força e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), além de vários grupos de defesa dos direitos masculinos de quase todos os continentes, adotou uma data de comemoração: dia 19 de novembro.

Em grande parte do nosso planeta, no décimo primeiro mês do ano é lembrado o “Novembro Azul”, campanha relacionada a conscientização e combate ao câncer da próstata. Esta doença é a segunda maior causa de morte por câncer em homem no Brasil e leva à óbito cerca de 42 pessoas por dia.

Portanto, o DIA INTERNACIONAL DO HOMEM (International Man Day) existe, comemora-se no mês de novembro (dia 19) e, de forma bastante resumida, tem como objetivos:

  • Conscientização da saúde e bem-estar do homem;
  • Reflexão sobre a igualdade entre os sexos;
  • Promover papeis masculinos positivos do dia a dia cujas vidas são decentes e honestas;
  • Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, inclusive o valor da paternidade;
  • Criar um mundo mais seguro.

Agora é fácil compreender o sentido do mês dedicado à saúde do homem que já existe há alguns anos: Novembro Azul. É coerente para a sociedade que comemora o Dia das Crianças, Dia da Família, Dia do Trabalho, Dia da Mulher e inúmeras outras datas, que deposite a mesma atenção para lembrar da classe masculina que representa metade da humanidade.

Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros "Honorários Contábeis", “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e “Formação prática do preço de venda para empreendedores do comércio”.