Notícias

voltar

22 de setembro, dia do contador - um chamamento à reflexão

Há 74 anos, no dia 22 de setembro de 1945, através do Decreto-Lei nº 7.988, foi criado o Curso de Ciências Contábeis

Autor: Salézio DagostimFonte: O Autor

Há 74 anos, no dia 22 de setembro de 1945, através do Decreto-Lei nº 7.988, foi criado o Curso de Ciências Contábeis, para formar profissionais contadores.

O Contador é quem insere as pessoas jurídicas no mundo dos negócios, validando as demonstrações contábeis extraídas do registro dos seus atos. É ele, ainda, quem orienta os agentes econômicos e sociais, em termos econômicos, financeiros e patrimoniais, para protegê-los de riscos futuros decorrentes de má administração, e também quem examina os atos de gestão para tirar conclusões, através de perícia ou de auditoria.

O objetivo principal do Contador é usar os seus conhecimentos acadêmicos no estudo do patrimônio monetário das pessoas jurídicas para ajudá-las a prosperarem, gerando emprego e renda. Já a Contabilidade disponibiliza as suas normas, princípios e técnicas para controlar a riqueza nacional, dificultando os desvios e as falcatruas.

Então, por que ainda, após décadas da criação do Contador, a maior preocupação no nosso país é como parar os desvios, as falcatruas e a corrupção entranhada em quase todos os escalões do governo?

Posta essa questão, seguem as seguintes: Por que a sociedade e os governos não valorizam o Contador e a Contabilidade? Por que o Conselho de Contabilidade não defende o campo profissional dos contadores? Por que os sindicatos, que deveriam defender os profissionais, não o fazem?

Se houvesse mais integração entre os Conselhos de Contabilidade, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal, com ações conjuntas para barrar a corrupção e os desvios de recursos públicos, a riqueza nacional certamente estaria mais protegida. Afinal, toda essa movimentação monetária passa pelo Contador.

A sociedade precisa que este profissional, através das suas entidades da classe, assuma uma postura mais ativa na proteção da riqueza nacional, contra a corrupção e a malversação dos recursos públicos e em favor de quem paga os tributos, auxiliando os agentes econômicos e sociais no desenvolvimento de suas atividades.

Parabéns, Contador, pelo seu aniversário! A sociedade necessita que você assuma uma postura mais proativa na sua defesa, participando mais da vida econômica e social do seu país.

Salézio Dagostim é contador, pesquisador contábil, professor da Escola Brasileira de Contabilidade - EBRACON, presidente de honra da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil - APROCON BRASIL, fundador e ex-presidente do SINDICONTA-RS e da APROCON CONTÁBIL-RS e responsável técnico pela Dagostim Contadores Associados (P. Alegre/RS) - salezio@dagostim.com.br.